cinema

(Hoje) Eu (não) quero voltar sozinho

Por em abril 25, 2014

Há cerca de um ano atrás eu assisti ao curta metragem brasileiro chamado Eu Não Quero Voltar Sozinho e me senti orgulhosa da área audiovisual do meu país pela primeira vez em muito tempo. Esse ano, chegou aos cinemas o longa metragem inspirado no curta, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, e só posso dizer que é ainda melhor!



Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer outro, está em busca de sua liberdade. Ele é superprotegido pela mãe e pela amiga Giovana, que o leva todos os dias para casa após a escola. A relação entre eles é abalada com a chegada de Gabriel, que desperta sentimentos desconhecidos em Leo.


image
Este é o primeiro longa do roteirista e diretor Daniel Ribeiro, de 31 anos, e já saiu brilhando no 64º Festival de Berlim com dois prêmios: melhor filme da mostra Panorama, pela Fipresci (Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica), e o prêmio Teddy de melhor filme com temática LGBT. De acordo com o cineasta, o longa não repete a história do curta (que foi uma espécie de experimentação com os atores e a história) e tem um universo mais ampliado, mas preserva alguns de seus elementos mais significativos. Como os atores cresceram entre as filmagens, também foi possível explorar mais a sexualidade dos personagens, que chegam a aparecer nus em cena – o longa vai além da paixãozinha vivida pelos garotos no curta.


O filme lida com o tabu da homossexualidade, mas vai além disso. Em minha opinião, o foco do filme não é o fato de Leo ser gay, mas sim sua busca pela liberdade enquanto tem que lidar com dramas adolescentes, como o bullying, agravados por sua cegueira. Tudo isso acompanhado de uma bela cenografia e uma trilha sonora que incluí “Janta” de Marcelo Camelo e Mallu Magalhães e “There’s too much love” de Belle and Sebastian, é imperdível!


O diretor foi ainda sagaz ao usar o rack focus (técnica de desfocar uma imagem, para dar foco em outra) como meio de explorar a falta de visão de Leo, lembrando o espectador de que tudo aquilo está sendo vivenciado por ele de uma maneira diferente.


Deixo vocês com o trailer oficial do filme, seguido do curta metragem. Não deixem de assistir os dois, pois eles se complementam e são muito lindos :)! Ambos possuem a opção de legendas em inglês pq o filme está fazendo grande sucesso internacional sob o título de The Way He Looks, já tendo sido vendido para cinemas de 14 países.



Leia também...

0 comentários