hq

iZombie: O Quadrinho

Por em março 25, 2019

iZombie Quadrinhos

Talvez você conheça iZombie como uma série da CW que ficou disponível no Netflix durante algum tempo (saudades </3), mas sabia que a série é inspirada em quadrinhos? Porém, além do nome compartilhado e de algumas referências easter egg, a série pouco tem a ver com a história original. Criação de Chris Roberson e arte de Michael Allred, os quadrinhos foram publicados entre 2010 e 2012 pela Vertigo, e no Brasil estão disponíveis em quatro encadernados da Panini Comics. A história se passa na cidade de Eugene, Oregon, e gira ao redor de Gwendolyn Dylan, que não é mais a mesma garota: ela é um zumbi.

Durante o dia Gwen trabalha em um cemitério como coveira, mas de noite ela desenterra os corpos dos recém falecidos para fazer um lanchinho. Não que ela curta comer cérebros, mas se não comer um de vez em quando ela vai ficando cada vez mais debilitada e mais próxima de se tornar um monstrengo irracional saído diretamente de um filme de terror B. Os cérebros que Gwen consome trazem consigo memórias e trejeitos de seus donos originais, que agem como vozes na cabeça dela. A protagonista encara sua situação com um sarcasmo inteligente, o que deixa o quadrinho com uma cara de comédia obscura que eu adoro.

Gwen não lembra muito de sua vida antes de... bem, morrer. As próprias circunstâncias de sua morte e até mesmo quem é sua família são um mistério para ela, e por isso nossa zumbizinha acabou criando laços com outros seres peculiares: Ellie, uma fantasma, e Scott, um terrieromem (como se fosse um lobisomem, mas ao invés de metade homem e metade lobo, é metade terrier). O grupo de amigos leva uma vidinha normal (ou pelo menos tão normal quanto a vida de uma zumbi, uma fantasma e um terrieromem pode ser) até o dia que Gwen come o cérebro de um homem que vem com uma porção extra especial de lembranças do falecido: seu assassinato. Para aquietar a voz do falecido em sua cabeça, Gwen decide ir atrás do assassino, e é ai que nossa história realmente começa a se desenvolver.

iZombie Quadrinhos

Atenção, poderão rolar alguns spoilers a partir de agora ok?

Gwen logo descobre que o assassino é John Amon, que se revela um ser sobrenatural com séculos de vida, originalmente um reles operário dos faraós no antigo Egito. Sim, meio que uma múmia. Amon ensina à Gwen tudo sobre a existência das almas e assim traz certa clareza do motivo de existirem seres como eles. Essa foi uma das partes da história que mais curti, pois a explicação é bem interessante — lá vai:

Tudo que é ser vivo tem duas almas: a sobrealma e a subalma. A sobrealma é alojada no cérebro e contém ideias, memórias, personalidade — aquilo que a ciência moderna chama de "consciência". A subalma é alojada no coração e traz vontadez, medos, emoções — o "inconsciente". Às vezes quando uma pessoa morre, uma dessas almas acaba ficando para trás, com corpo ou sem.
  • Uma sobrealma incorpórea retém a personalidade do falecido, e por isso é chamada de fantasma; já uma subalma incorpórea retém apenas vontades e emoções, tornando-se um poltergeist.
  • Uma sobrealma corpórea anseia pelas emoções e medos que o sangue retém (subalma), e são chamadas de vampiras. Já uma subalma corpórea é uma criatura acéfala de pura vontade, que anseia pelas memórias e pensamentos alojados no cérebro.
  • As almas incorpóreas podem 'infectar' os vivos dando origem à tropos (quando uma pessoa é infectada por uma subalma de um animal e assume suas características) e possessões (quando a pessoa é possuída por uma sobrealma e esta passa a coordenar o corpo).
(Informações retiradas das pág 98 a 101 do volume 1)

Amon explica para nossa protagonista que ela, na verdade, não é um zumbi. Ela faz parte de uma raça de criaturas muito raras, os Revenant: possuem tanto a subalma quanto a sobrealma dentro de um corpo falecido. Como as almas não deveriam permanecer no corpo após a morte, a conexão é tênue e é preciso fazer alguns "sacrifícios" de tempos em tempos para mantê-la: ingerir outras almas. Gwen tem feito isso comendo cérebros de falecidos, mas Amon insiste que esta é uma solução paliativa e que ela precisa comer alguém vivo se quiser manter-se racional.

Em meio a este dilema moral (e mortal) para o qual Gwen precisa encontrar uma solução enquanto ainda há tempo, ela se apaixona por Horatio, que faz parte de uma sociedade de caçadores de monstros conhecida como Coveiros, e precisa lidar com outras maluquices que estão acontecendo em sua cidade. A história vai se desenvolvendo com espaço para richas familiares, triângulos amorosos, grupos ultrassecretos de superespiões do governo, uma passadinha pelo Brasil e muitos outros monstros curiosos, entre eles criaturas como Frankenstein, 'aliens' e até mesmo um diabólico cérebro numa jarra.

iZombie quadrinhos

Claro que tudo isso só podia ter um resultado catastrófico: o fim do mundo. Sim, na última edição de iZombie os personagens precisam lutar contra um apocalipse eminente e Gwen, que antes pensava ser uma simples desmorta comedora de cerébros, se torna a única esperança da humanidade. Ela precisa salvar o planeta, mas a que custo?

Não vou contar o final, relaxe. Mas fica aqui uma introdução a este quadrinho divertido e descontraído, cheio de monstros encantadores e esquisitices.

Leia também...

0 comentários