cinema

O Doutrinador: Anti-herói nacional

Por em abril 30, 2019

o doutrinador

A melhor (ou seria a pior?) coisa sobre “O Doutrinador” é o quão verdadeiro ele é. O filme, inspirado no quadrinho homônimo de Luciano Cunha, é a estreia brasileira no gênero 'Heróis', e representa de maneira perturbadoramente fiel a realidade do nosso país: um governo corrupto enriquecendo e vivendo no luxo, enquanto a população pobre definha e morre nas filas dos hospitais públicos. Não espere superpoderes legais, um melhor amigo engraçado ou um romance com a mocinha, como estamos acostumados em filmes de heróis; aqui você encontrará apenas ação e drama através de muita, mas muita pancadaria.  

A história do Doutrinador começou como um webcomic inspirado pelas Manifestações de Junho em 2013, que logo se tornou um grande sucesso e garantiu publicação pela Redbox Editora. Em pouco tempo, a parceria com Paris Filmes e Downtown Filmes foi anunciada e a adaptação cinematográfica foi confirmada. Foram necessárias mudanças na história, pois originalmente o protagonista persegue políticos brasileiros reais, enquanto na versão cinematográfica estes foram substituídos por políticos da fictícia cidade Santa Cruz.

o doutrinador

A partir de agora, este post contém spoilers.

No início do longa conhecemos Miguel, um agente federal da "D.A.E." ("Divisão Armada Especial") com treinamento militar e perito em armas, que participa da apreensão do governador Sandro Corrêa, acusado de desviar dinheiro das verbas públicas. Longe do trabalho, ele é um homem normal, divorciado e pai orgulhoso da pequena Alice. Concomitantemente à soltura do governador por habeas corpus, o protagonista passa por uma tragédia pessoal que faz com que ele decida ir em busca de justiça com as próprias mãos: sua filha é atingida por uma bala perdida à caminho de um jogo de futebol, e sangra até morrer por falta de atendimento adequado no hospital.

Tempos depois, ainda extremamente abalado, Miguel se encontra perto de um protesto contra a soltura do político e, em meio à violência, veste uma máscara de gás que encontra no chão e invade o Palácio, onde assassina o governador na POR-RA-DA! E é a partir daí que nasce o Doutrinador, vigilante mascarado que extermina violentamente políticos corruptos. Ele utiliza seus conhecimentos e habilidades como agente federal para ir matando seus alvos e manter a polícia longe de seu rastro, mas se vê precisando lidar com uma possível ameaça à sua nova identidade secreta: a jovem hacker Nina, que estava presente no protesto e tem um vídeo que pode incriminá-lo. Eles entram num acordo e a hacker passa a auxiliá-lo em sua busca por vingança, assumindo o papel de sidekick descolado.

o doutrinador

O filme possui um visual sombrio que remete aos quadrinhos e está repleto de cenas de ação impactantes, a inspiração em Batman de Christopher Nolan é evidente. Como foi gravado em São Paulo, foi muito interessante ir reconhecendo alguns lugares enquanto assistia, o que — junto com o contexto socioeconômico e político atual — me proporcionou uma sensação vívida de imersão. A jornada do protagonista não é super inovadora e o roteiro é um pouco raso, mas os pequenos furos não chegam a afetar drasticamente a qualidade do filme, que é um prato cheio para os fãs de ação.

No segundo semestre deste ano será lançada pelo canal Space uma série do Doutrinador, gravada juntamente ao filme, a qual acredito que trará respostas aos ganchos em aberto. Fico muito feliz em ver uma produção nacional dar tão certo, trazendo prestígio não só ao cenário audiovisual brasileiro como também às HQs. Vamos parar de pagar pau pra herói gringo e assistir a esta obra que veio para reinventar o cinema nacional ;)!

Leia também...

4 comentários

  1. Muito interessante, já tinha visto a websserie mas não tinha ainda lido nenhuma resenha sobre o filme. Adoro super-heróis de todos os tipos, mas os vigilantes ou justiceiros costumam ser bem intrigantes. Este, por ser brasileiro, parece excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me intrigam os vigilantes e justiceiros, e posso afirmar que o doutrinador faz jus ao nome! Espero que tenha a chance de assistir e que goste, realmente recomendo pois é um filme nacional de peso!
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  2. Mal posso esperar por mais resenhas críticas como essa! Rola fazer de algum jogo também???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro rs! Só preciso jogar antes kkk. Estou planejando de fazer dos mobile games que eu jogo.

      Excluir