cinema

Nostalgia Marvel

Por em junho 01, 2019

Marvel Cinematic Universe

Bom, não é novidade para ninguém que em abril foi lançado o filme Os Vingadores: Ultimato, que conclui a “Saga do Infinito” do MCU (Marvel Cinematic Universe — Universo Cinematográfico da Marvel), composto por 3 fases e 22 filmes no total. Ao redor do mundo, salas de cinema foram lotadas por fãs apaixonados que disputaram os ingressos com meses de antecedência. Vários conhecidos meus foram para a pré-estreia e ficaram o dia seguinte inteiro batalhando contra o sono (afinal, o filme acabou às 3 horas da manhã!); eu, por outro lado, não estava tão ansiosa.

Lembro de quando assisti ao primeiro filme dos Vingadores, lá em 2012, e mal conhecia os heróis. Sabia quem era o Homem de Ferro, o Thor e olha lá! Lembro inclusive de cochichar para minha amiga assim que o Hawkeye apareceu com o arco e flechas “ah, esse deve ser o arqueiro verde”, que é personagem da DC hahaha! Olha a gafe! Eu confesso que caí meio que de paraquedas naquele filme, mas já nos minutos iniciais fiquei completamente cativada e entrei de cabeça naquele universo fantástico. A partir daí, passei a fazer questão de ir aos lançamentos e aprofundar meu conhecimento sobre o assunto. Em outras palavras, virei fã.

Os Vingadores originais

Os anos foram passando, e meu problema começou quando assisti a Homem de Ferro 3 e não me apaixonei pelo filme. Mas pensei “ah, acontece, os terceiros filmes sempre sofrem um pouco” e não pensei mais no assunto até o lançamento de Vingadores: Era de Ultron, que foi quando me senti de fato traída. Estava com expectativas altíssimas (quem não estava, depois do MARAVILHOSO Guardiões da Galáxia?) e elas simplesmente não foram atendidas, o que acabou jogando um belo balde de água fria no meu relacionamento com o MCU. Nunca deixei de gostar ou de assistir aos filmes, mas aquele entusiasmo… a vibração… já não estavam lá.

Com a iminência do lançamento do último filme da Saga, decidi tentar reacender a chama que um dia queimou dentro de mim e assim concluir este ciclo com chave de ouro, da mesma maneira como começou. Meu plano era fazer uma grande maratona de todos os filmes da Marvel para me preparar. E assim, voltei para 2008 e encontrei Tony Stark em uma caverna, e não parei até reencontrá-lo em uma nave alienígena sem rumo.

Iron Man

Essa experiência foi fantástica! Não só reacendeu, sim, a minha chama, como também esclareceu dúvidas, causou insights e evidenciou detalhes importantes que fizeram toda a diferença na minha compreensão! Ao assistir aos filmes em ordem de lançamento sem grandes intervalos de tempo entre um e o outro, as conexões entre eles se tornaram claras e a história ficou ainda mais interessante. Foi uma sensação meio de quando você limpa os óculos depois de muito tempo, e tudo parece estar em HD hahaha! Era a mesma coisa que eu já tinha visto, mas, ao mesmo tempo, estava completamente diferente, melhor. Entendi o porquê de ser um UNIVERSO cinematográfico, e não apenas uma coleção de filmes de super-heróis.

Percebi que as coisas que me incomodaram no passado, hoje já não me incomodam mais. Homem de Ferro 3 não é tão bom quanto os outros, mas não é tããão ruim também; a Era de Ultron tem seus bons momentos; e até Thor Ragnarok, apesar do roteiro confuso, apresenta pontos importantes para a história. Meu grande erro foi ter expectativas demais, mas aprendi a lição, tanto que hoje evito assistir aos trailers e teasers de filmes e mantenho minhas expectativas sob controle. Raramente me decepciono, e por diversas vezes me surpreendo!

(Percebi também que coisas que antes nem passavam pela minha cabeça, como a sexualização da Viúva Negra ou o romance sem sal entre Thor e Jane Foster, passaram a me incomodar. Os tempos são outros, né?)

Peter Quill e Gamora

Como esses filmes foram marcantes em minha vida, meu cérebro entrou em uma onda de nostalgia muito gostosa uma vez que comecei a assisti-los novamente. Normalmente nostalgia me traz bastante angústia, culpa, arrependimento… Mas enquanto eu estava sentada no meu sofá, vendo o Hulk jogar o Loki de um lado pro outro, meu coração era pura alegria. Nunca fui de lembrar 100% do enredo de um filme/livro/série/coisas-que-acontecem-na-minha-vida-em-geral, decorar falas ou músicas; o que eu levo comigo é a sensação daquele momento, e esse é inclusive um dos motivos de eu gostar de escrever. Encontrar as palavras para falar o que eu senti em determinado momento é um pouco difícil, mas quando eu sento e paro para refletir, consigo me expressar melhor por meio da escrita. E aqui, escrevo: que grande alegria esses filmes me fizeram sentir, de novo. :)

Finalmente fui assistir a Os Vingadores: Ultimato, e devo confessar que gostei muito. As três horas na cadeira passaram rápido. Tivemos a conclusão de alguns arcos e a introdução de outros, momentos engraçados e momentos tristes, ação e emoção, uma porrada de referências e conexões com os outros filmes (que, graças a minha maratona recente, ganharam um novo valor). Tem gente que odiou, tem gente que amou. Eu sai do cinema com a sensação de missão cumprida, um calorzinho no peito. Não há tristeza pelo final, apenas agradecimento pela jornada.

Agora é seguir em frente e acompanhar esta nova etapa que se iniciará com Homem-Aranha: Longe de Casa, lembrando de take it easy: afinal, assistimos a filmes como uma forma de entretenimento, logo, o mais importante é se divertir. Até breve, MCU!

Baby Groot acenando

Leia também...

3 comentários

  1. Temos mais que aproveitar essas oportunidades, e agradecer que elas puderam existir durante a nossa vida. O próprio Stan Lee não viveu para ver esses momentos de hj e as maravilhas que nos aguardam a seguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Fico um pouco triste de pensar que ele não pôde ver a conclusão, mas não tenho a mínima dúvida de que ele curtiu muuuuito todo o processo. Inclusive, a única parte ruim dos próximos filmes é que não terão a participação dele.

      Excluir
  2. Eu passei por altos e baixos no universo Marvel, até que cheguei em um ponto que não fazia mais questão de ver os filmes no cinema e confesso que ainda há alguns que ainda não assisti nesse meio tempo, mas, com relação aos Vingadores fiz questão de acompanhar todos,
    Mesmo não estando tão entusiasmada, deu um apertinho no coração finalizar esse ciclo.
    Um beijo,
    Dai Castro | http://colorindonuvens.com

    ResponderExcluir